A marca francesa Van Cleef & Arpels é uma das joalherias mais prestigiadas do mundo devido à sua origem. Assim como o próprio nome da label, a joalheria é fruto da união de duas pessoas que se amavam. E em uma história com um sucesso após o outro, o trevo Van Cleef & Arpels se tornou o grande ícone da marca. Saiba porque o trevo de quatro folhas faz sucesso até hoje.

Em 1895, Estelle Arpels se casa com Alfred Van Cleef e além de um casamento cheio de amor, ambos constroem uma joalheria de muito sucesso. E não poderia ser diferente, Estelle era filha de um comerciante de pedras preciosas. Já Alfred era filho de um lapidador. E ambos eram apaixonados por pedras preciosas.

Historia Van Cleef Arpels
O sucesso da marca teve como base o amor entre Estelle Arpels e Charles Van Cleef/ Reprodução: VanCleef & Arpels

Então, decidiram iniciar um negócio que tinha como pilares o amor e a família e assim as conquistas vieram. Em 1906, eles criam a primeira Maison em Paris, e com a ajuda de três irmãos de Estelle, logo eles expandem os negócios e em 1939 a Van Cleef & Arpels tinha sua primeira loja em Nova York.

Alta joalheria

A marca teve grande sucesso na concepção de peças de alta joalheria. Inclusive, eles criaram peças icônicas, inspirados nos povos egípcios, indianos e também no extremo oriente. Todas essas criações foram caracterizando a produção da joalheria ao longo dos anos. A partir disso, a soma de design e confecção perfeitos das peças rendeu a marca diversos prêmios.

Joias Van Cleef & Arpels
Joias icônicas que marcaram a história da Van Cleef & Arpels/ Reprodução: Van Cleef & Arpels

Além dos prêmios, a Van Cleef passou a receber encomendas de personalidades do mais alto escalão social, como o Duque de Windsor, a princesa de Mônaco Grace Kelly e a diva do cinema americano Elizabeth Taylor.

Grace Kelly Van Cleef and Arpels
A princesa de Mônaco Grace Kelly usando broche da Van Cleef & Arpels/ Reprodução: Van Cleef & Arpels

Um ponto crucial para o estabelecimento da marca foi quando em 1926 a dupla Renée Puissant e René Sim Lacaze assumiu a direção artística da marca. Então, a dupla foi responsável e decisiva para a concepção do estilo das joias Van Cleef & Arpels. E isso iria definir as futuras criações de sucesso.

Trevo de quatro folhas

Charlene de Mônaco Trevo Alhambra
O colar com o símbolo é usado mundialmente por personalidades da realeza como atual Princesa Charlene de Mônaco

A joalheria faz questão de se inspirar na natureza, principalmente em símbolos que remetam às relações harmoniosas com o mundo. E desde a criação de sua primeira Maison, a Van Cleef & Arpels vem prestando homenagens à todos os ícones relacionados à delicadeza e a visão poética do mundo. Inclusive, a própria Estelle Arpels dizia:

Para ter sorte, você tem que acreditar na sorte

E tendo a frase como guia, a marca foi desenhando sua história a partir dessa crença. E em 1968, houve a criação do primeiro colar que continha o trevo de quatro folhas ou trevo de Alhambra. A peça era um colar longo com 20 trevos espalhados por sua extensão.

Colar de Alhambra Vintage
Colar vintage da Van Cleef & Arpels fiel ao primeiro modelo de 1968/ Reprodução: Van Cleef & Arpels

Segundo a própria marca, o trevo de Alhambra se tornou o emblema mais poderoso da marca. Além da sorte ele representa saúde, fortuna e amor e talvez por isso as brincos de trevo, colares e pulseiras são tão atemporais e portanto passeiam ao longo da história.

Após o sucesso em 68 com o primeiro colar, abriu-se um margem para a concepção de diversos outros produtos que carregam o trevo. Hoje em dia, o modelo de joias com o trevo em madrepérola branca é o mais vendido da Maison.

A sacada

Lily Collins and Van Cleef and Arpels
Lily Collins com joias vintage da Van Cleef & Arpels

Uma das grandes estratégias que impulsionou a marca no mercado, foi a criação do Le Boutique em Paris, em 1954. A partir dessa loja, os gestores da Van Cleef & Arpels notaram a necessidade de criar peças mais acessíveis para expandir seu público alvo.

Mariah Carey Van Cleef Arpels Alhambra
A cantora Mariah Carey é uma das celebridades que adora diversas peças da marca

Com isso eles passaram a trabalhar também com gemas semi preciosas mixadas ao metais nobres ou complementando diamantes. Então, com essa estratégia eles começaram a atingir um público mais jovem. Por isso, mulheres entre 20 e 30 anos logo se tornaram clientes fiéis da marca. Isso porque lá elas encontravam peças de alta joalheria que poderiam ser usadas no dia à dia.

Kelly Rutherford Brinco Trevo
Em Gossip Girl, Kelly Rutherford era uma das fãs do trevo de Alhambra
Kelly Rutherford Colar Trevo Alhambra
A mãe de Serena, em Gossip Girl, sempre compunha os looks com peças Van Cleef & Arpels

E esse é o legado da marca que permanece até os dias de hoje. Inclusive, esse fato foi um precursor do grande sucesso do trevo de Van Cleef & Arpels. Afinal, o primeiro colar era uma peça simples, porém muito requintada e cheia de significados simbólicos, que poderia ser usada em qualquer momento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *