A pedra ágata é uma subvariedade de calcedônia, ou seja, é um tipo de quartzo. Caracteriza-se pela variedade de cores, geralmente dispostas em faixas paralelas.

Ágata – bondade em seu nome

Pertencente à família do quartzo microcristalino, a ágata é uma pedra que constitui uma variedade de calcedônia. Seu nome vem do latim, Achates, e se refere ao rio da Sicília que produzia gemas em abundância durante a antiguidade.

A maioria das ágatas ocorre como nódulos em rochas eruptivas, ou antigas lavas, onde preenchem as cavidades produzidas originalmente pela desagregação do vapor na massa derretida, e então preenchido, completamente ou parcialmente, pela matéria silicosa depositada em camadas regulares em cima das paredes.

Tais ágatas, quando cortadas transversalmente, exibem uma sucessão de linhas paralelas, frequentemente de extrema tenuidade, dando uma aparência unida à seção.A agata pode adotar uma multidão de cores e de texturas: marmoreada, riscada ou mesclada, se apresentando em vermelho, verde, amarelo, azul, preto arroxeado, violeta, marrom, branco manchado, marrom claro e opaca.

A famosa “pedra branca” não costuma ser muito usada na alta joalheria. É difícil vermos joalherias usarem ágata branca, sendo que a preferência é por pedras mais preciosas como safira, esmeralda e o rubi.

Na Waufen temos uma linda combinação de zircônias pretas, com pedra agata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *