O período de formalização do pedido de casamento é marcado por um presente que geralmente simboliza o relacionamento. Então, durante o noivado se usa alguma peça que vai marcar essa fase de transição do casal.

Normalmente, segundo a tradição brasileira ao fazer o pedido de casamento o noivo compra um par de alianças douradas. Entretanto, esse padrão tem mudado e o anel solitário ganha cada vez mais força entre as noivas brasileiras. Então, a dúvida é qual a melhor opção para marcar essa fase: anel solitário ou aliança? Por isso, vamos mostrar os prós e contras dos dois!

Esse dilema cerca muitas noivas e noivos… o que é melhor: usar anel solitário ou aliança durante o período de noivado? As duas joias possuem um significado simbólico forte de marcar esse período incrível na vida do casal. Entretanto, cada uma o faz de uma maneira diferente.

No Brasil, a forma tradicional de fazer o pedido de noivado é utilizando um par de alianças de ouro. Geralmente, são alianças de ouro amarelo, mas nem sempre precisa ser assim, tudo depende muito do estilo do casal e da proposta. Então, por isso vamos apresentar alguns prós e contras sobre o uso de cada um deles.

Anel solitário

O anel solitário é bem presente na cultura de alguns países como Estados Unidos, e eles são o principal marco do noivado do casal. No Brasil, o uso do anel solitário já está presente nos hábitos pré nupciais, porém ele nunca foi o protagonista de um noivado.

Marina Ruy Barbosa Camila Queiroz Thássia Naves
Mariana Ruy Barbosa, Thássia Naves e Camila Queiroz são algumas das famosas que seguiram a tendência dos anéis solitários

Entretanto, o uso dos solitários por celebridades como Marina Ruy Barbosa, Camila Queiroz e também a blogueira Thássia Naves têm aumentado e causado um impacto entre as noivas. Então, o anel espetacular tem se tornado objeto de desejo de muitas noivas. Veja os pontos positivos e os pontos negativos de usar o anel solitário:

Anel de Noivado das Famosas
Os solitários de Marina e Thássia são assinados por Andrea Conti. Já o de Camila é assinado por Anthony Garcia

Prós

  • O anel solitário tem opções de design muito belas, que causam mais impacto do que as alianças
  • Você pode buscar uma opção que tenha a ver com seu estilo, ou seja, é uma peça mais pessoal
  • Os anéis solitários nunca saem de moda, por isso estarão de acordo com praticamente todas suas roupas
  • Hoje em dia, é possível encontrar opções bonitas e acessíveis de anéis solitários em semijoias
  • A peça faz parte também de uma tradição de pedido de casamento. Embora seja mais forte em outros países também tem um alto valor simbólico

Contras

  • Geralmente, quando opta pelo anel solitário, somente a mulher usa um símbolo que marca o relacionamento
  • Se seu anel solitário for uma joia, nem sempre você poderá usá-lo em situações do dia à dia
  • O anel solitário é menos discreto que as alianças, então se você prefere peças mais delicadas encontrará dificuldades em usar o solitário

Aliança

O par de alianças faz parte de uma forte tradição brasileira. As alianças de ouro são um símbolo do elo que há entre o casal e também do amor eterno. Além disso, ela serve para marcar a fidelidade de ambas as partes. As alianças douradas usadas no noivado, geralmente são as mesmas usadas posteriormente no casamento.

Aliança de Noivado
A aliança de noivado pode ser a mesma utilizada posteriormente durante o casamento

A principal diferença é que após o matrimônio, a joia usada no anelar da mão direita passa a ser usada no anelar da mão esquerda. Então, vamos aos prós e contras de optar pelo uso da aliança de noivado no pedido de casamento.

Prós 

  • A aliança é sempre usada em par, por isso as duas pessoas do casal usam a peça
  • As troca das alianças de ouro é a forma mais tradicional no Brasil de formalizar o noivado
  • Se o casal optar por usar a mesma joia no casamento, haverá uma economia
  • Você pode optar por modelos personalizados para ter uma peça original
Aliança de casamento diferente
É possível optar por modelos diferentes de aliança para dar um toque especial

Contras

  • A aliança é uma peça mais discreta. Então, se você gosta de peças que chamem atenção essa não será uma boa opção
  • Como essa é a forma mais tradicional é também a mais comum
  • A aliança pode se tornar um objeto comum demais, sem um valor tão especial quando de um solitário

Anel solitário ou aliança? Na dúvida, use os dois!

Colocando na balança dá para ver que ambas as peças tem seu lado positivo e também o negativo. E isso pode acabar gerando dúvidas no casal. Por isso, uma opção boa para quem não conseguiu optar por um ou por outro é usar as duas peças.

Dessa forma, as duas pessoas do casal usaram um símbolo para marcar a união. E o bônus positivo é que o solitário terá um charme especial, quando usado com a aliança. As peças podem ser usadas juntas que o efeito é incrível e ao mesmo tempo que haverá a tradição da aliança, terá um complemento de uma peça charmosa e muito marcante.

Kate Middleton Anel Noivado
Kate MiddletoN segue a tradição britânica de usar a aliança dourada e complementando ela usa o famoso solitário de safira

Então, na dúvida, invista nas duas peças que com certeza o resultado será maravilhoso! Os anéis solitários em semijoias tem valores acessíveis e possuem uma beleza muito fiel as joias. Eles são peças feitas de forma detalhada e com materiais excelentes. Por isso, se você quer dar um upgrade na aliança de noivado, acrescente um lindo solitário em semijoia, que com certeza fará toda diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *