Existem alianças de namoro, anéis compromisso, aliança de casamento. Mas o anel de compromisso de noivado deve ser usado ou não? Vamos falar um pouquinho sobre essa joia cheia de significado!As alianças são muito comuns no universo das pessoas casadas. Praticamente todos os casais aderem a essa joia, afinal ela tem um significado quase que universal. O código social relacionado à aliança de casamento é um elemento forte e cultural, propagado de geração em geração.

Entretanto, quando se fala de anel de compromisso de noivado, as coisas se tornam menos claras. Isso porque nem sempre as tradições e códigos associados a esse anel é lido da mesma forma pela maioria das pessoas.

Anel de compromisso no Brasil

No Brasil, é mais frequente ver casais de namorados usando um par de alianças prata. E durante o noivado, trocam essas alianças por peças douradas, que serão usadas também durante o casamento.

Essa é uma adaptação de nossa cultura a esse acessório bem presente, mas nem em todas situações. Afinal, para alguns casais a forma de representar o relacionamento em um símbolo material é bem diferente. Portanto, podem ter diversas maneiras: braceletes, tornozeleiras e até mesmo tatuagens.

Entretanto, o anel de compromisso sempre será um código lido em muita regiões diferentes. Além disso, essa é a forma mais conhecida e tradicional de demonstrar o compromisso sério com uma pessoa. Recentemente, o anel de compromisso de noivado tem aparecido com maior frequência também entre brasileiros.

Provavelmente, o resgate do anel de noivado se deve à alguma influência norte-americana, já que lá essa cultura ainda é predominante. O noivado é uma etapa de preparação para o casamento. E também é uma forma da família e dos amigos também irem se preparando para essa próxima fase do relacionamento.

Devo ou não devo usar o anel de compromisso?

Na verdade se você já ganhou um anel de compromisso e ficou feliz com ele, mas também já usava uma aliança o que você pode fazer é usar os dois. Entretanto, se o seu anel de compromisso for uma joia autêntica, é preciso pensar no risco de usá-lo durante sua rotina ou não.

Entretanto, se sua peça for uma semijoia você pode usá-la tranquilamente junto com a aliança. As duas peças se complementam e ficam bonitas juntas. Inclusive, mesmo após o casamento ainda é comum o hábito de usar o anel de compromisso, especialmente, nos E.U.A. Já no Brasil, as mulheres costumam usar mais a aliança dourada, e deixam o anel de compromisso de lado.

Ainda assim a peça tem seu valor simbólico e é um ótimo presente para quem participa de um relacionamento sério. Por mais que a pessoa não use diariamente a peça sempre recordará um período importante de transição na vida de um casal. Por isso, é um investimento que vale muito a pena.

Anel de Compromisso
Mesmo que não seja uma peça usada diariamente, seu valor simbólico faz o presente valer a pena/ Reprodução: Pinterest

Agora, se você não se sente a vontade com a ideia de usar a peça a melhor coisa é conversar com a pessoa que te deu. Sobre suas escolhas e quem sabe trocar a joia por algo que seja mais a sua cara!

Tipos de anel de compromisso

Os tipos de anel de compromisso variam de acordo com o casal. O mais tradicional é o brilhante e também é o mais popular de vendas entre as joalherias. Porém, o modelo do anel pode variar, inclusive a cor da gema.

Tem pessoas que preferem as gemas translúcidas, nesse caso o diamante é perfeito. Mas para quem prefere gemas coloridas tem a esmeralda, turmalina, água marinha, rubi ou até mesmo safira, cor do anel de noivado de Kate Middleton.

Tipos de anel de compromisso
Esses são alguns modelos de anéis de compromisso

Diferença entre brilhante e diamante

Quando fala-se de anel de noivado, muitas pessoas se confundem ao pensar em brilhante e em anel de diamante. Eles possuem uma diferença que está na lapidação da gema. O brilhante tem uma lapidação mais complexa que faz com que a gema brilhe mais, por conta da incisão da luz.

Diferença entre brilhante e diamante
Algumas pessoas confundem o termo brilhante com diamante. Brilhante está associado ao tipo de lapidação feita no diamante

os diamantes denominam a gema, portanto quando são chamados de diamante o anel tem outros tipos de lapidação. Para facilitar a compreensão lembre-se que todo tipo de brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante, pois às vezes ele não foi lapidado para essa essa proposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *